O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) realiza, nesta quarta-feira (11), uma operação para desmontar um esquema de obtenção de documentos falsos. Dentre as cidades onde ocorrem a ação, está São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o MPSP, a ação, liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis de prisão.
Além de São José, foram alvo da operação as cidades de São Paulo, Itaquaquecetuba, Osasco, Santos, Sumaré, Guarujá, Araçatuba e Santo André, bem como Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco, no estado do Pará.
Ainda segundo o MPSP, a partir de RGs emitidos em outros estados, membros de facções criminosas, foragidos da Justiça, condenados e estelionatários emitiram documentos falsos, permitindo-lhes adotar nova identificação com emissão fraudulenta de CNH, título de eleitor, habilitação de arrais amador e até a constituição de empresas.
Além da colheita dos elementos das fraudes nos sistemas de identificação civil, a operação também teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão em aberto de foragidos da Justiça correlacionados com as fraudes investigadas.
Não se tinham informações sobre o balanço dos mandados até a publicação desta reportagem.