A partir desta terça-feira (14), São José dos Campos e Pindamonhangaba ampliam a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Outras cidades da região já ampliaram o público-alvo da imunização na segunda-feira (13), como Jacareí, Taubaté e Tremembé.
Veja como vai funcionar a aplicação da vacina nas duas cidades da região:
São José dos Campos
A partir desta terça-feira (14), a Prefeitura de São José dos Campos amplia a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A ampliação do público-alvo leva em consideração a baixa adesão à vacinação de pessoas de 10 a 11 anos, elegíveis para a primeira fase da campanha. Até sexta-feira (10), apenas 7,36% desse público havia recebido o imunizante, o que representa 1.311 doses aplicadas.
Com a ampliação da faixa etária, a meta da Prefeitura é vacinar 90% do público-alvo. Em São José dos Campos, o público de 10 a 14 anos corresponde a 43.908 pessoas, de acordo com o censo IBGE de 2022.
Em São José dos Campos, todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo.
Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade. Os pais ou responsáveis devem comparecer na Unidade de Saúde com documento de identificação e a caderneta de vacinação.
A aplicação da vacina será realizada enquanto houver doses disponíveis. São José recebeu 10.977 doses, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde. O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.
Caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Em caso de contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
Pindamonhangaba
A Secretaria de Saúde Pindamonhangaba também ampliou o público de vacinação contra a gripe. A partir de terça-feira (14), crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, podem ser vacinados em todas as unidades que mantém salas de vacina do município.
Entre o início da vacinação, dia 7 de maio, até o momento já foram vacinadas 196 pessoas, o que corresponde a 9,76% do público alvo.
As doses serão administradas exclusivamente em pessoas que não tenham contraído dengue nos últimos seis meses. A presença dos responsáveis é essencial durante a vacinação. No dia da imunização, é preciso levar documentos como CPF, cartão SUS e cartão de vacina.
Segundo a Secretaria de Saúde, esta vacina pode reduzir em até 60% os sintomas da dengue, tornando-os menos severos. Além disso, estudos demonstram que ela também pode diminuir em até 87% os casos que requerem hospitalização, o que representa um avanço significativo na proteção da população contra essa doença grave.