Com a chegada do frio, a Prefeitura de São José dos Campos dá início nesta sexta-feira (30) à Operação Inverno, reforçando as ações de abordagem social e acolhimento às pessoas em situação de rua em todas as regiões da cidade. A iniciativa seguirá até o fim de agosto, período mais crítico das baixas temperaturas.
Leia mais notícias da região aqui.
Coordenada pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a operação contará com equipes multidisciplinares que oferecem atendimento especializado e encaminhamento à rede de proteção social, como os abrigos municipais. O número de vagas também será ampliado: 40 novas temporárias (30 para homens e 10 para mulheres) se somarão às 348 já existentes no sistema pernoite.
As rondas sociais ocorrem 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados, com o apoio de 17 veículos e 51 profissionais. Quando a pessoa aceita ajuda, é levada ao Centro Pop, onde passa por triagem e é encaminhada para o local mais adequado.
São José possui seis abrigos voltados à população em situação de rua: três para homens, um feminino/LGBTQIA+, um voltado para pessoas com deficiência (AVD) e outro para famílias. Os espaços oferecem acolhimento humanizado, acomodações confortáveis e, no caso dos abrigos masculinos, canis e gatis para receber os pets dos acolhidos.



