A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) teve o prazo estendido até 31 de outubro, devido a uma orientação do Governo do Estado.
Leia mais notícias da região aqui
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a campanha estadual contra a gripe foi encerrada no dia 15 de setembro, porém a vacinação segue disponível nos municípios enquanto durarem os estoques. A SES reforça a importância da vacinação contra a influenza, principalmente para idosos e crianças, que são mais suscetíveis a casos graves, podendo evoluir até a morte.
Essa época do ano possui características que propiciam ambientes para a transmissão dos vírus que causam Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Alguns desses fatores são: variação de temperatura, tempo seco, aumento da poluição, entre outros.
Segundo o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Governo do Estado de São Paulo, a vacinação contra a influenza tem como objetivo principal reduzir a incidência da doença, prevenindo hospitalizações, óbitos e consultas médicas em ambulatórios e serviços de emergência. O público-alvo inclui pessoas a partir de 6 meses de idade.
São José
Até o momento, foram aplicadas 213.285 doses da vacina contra a gripe, sendo 114.727 em pessoas dos grupos prioritários na cidade de São José dos Campos. Todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas em toda a rede pública de saúde.
Em São José dos Campos, todas as Unidades Básicas de Saúde do município, o Colégio Tableau e os laboratórios Cipax Vale Sul e Urbanova estão abertos para a vacinação.
*Texto de João Vitor Trindade com supervisão de Julia Lopes