São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, será o primeiro município do estado de São Paulo a receber Sistema de Sirenes de Alerta de Risco (Sisar) para monitoramento de inundações dos rios. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5), durante cerimônia de celebração ao Dia do Meio Ambiente, pelo governador Tarcísio de Freitas.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com o Governo de SP, a ampliação do uso da tecnologia prevê a interligação do monitoramento de cheias por sistemas de radar às sirenes de alerta de risco de grandes inundações e deslizamentos. Com a inovação, o sistema de sirenes passa a contar com duas metodologias para conectar o alerta à telemetria que monitora as cotas de inundações dos rios.
Novos equipamentos serão instalados em áreas inundáveis, e a telemetria fará acionamento automático das sirenes que orientam a população a buscar abrigo em locais seguros.
O sistema faz parte da ampliação da resiliência climática no estado, que vai envolver novas tecnologias de monitoramento e alerta de ventos extremos, atuação técnica especializada em políticas públicas para mudanças do clima e investimentos de mais de R$ 330 milhões em proteção de rios e ações sustentáveis.
O pacote reúne ações integradas de diversos órgãos da gestão paulista, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e da Defesa Civil do Estado.
O Governo de São Paulo também vai implementar o Centro Paulista de Radares Meteorológicos para monitorar todas as regiões do estado e emitir avisos e alertas de deslizamentos, enchentes e inundações.
O serviço vai ajudar a tomada de ações preventivas a eventos extremos com a ampliação da rede estadual de radares, pluviômetros e outros mecanismos de medição meteorológica.