São Sebastião confirma primeiro caso de febre maculosa

São Sebastião registra primeiro caso de febre maculosa em 2023. (Foto: Google)

A Prefeitura de São Sebastião confirmou o primeiro caso positivo do ano para febre maculosa no município. A Secretaria de Saúde informou trata-se de uma mulher, de 52 anos, moradora do município de São Paulo, que esteve em São Sebastião, no Bairro Cambury, em 27 de janeiro.

Segundo relato da paciente, ela visitou a cachoeira do Sertão do Cacau, em Cambury, e foi acompanhada por um cachorro sem dono durante o passeio. Durante essa ocasião, ela percebeu a presença de um carrapato em seu pé direito e solicitou a ajuda do esposo para removê-lo. No dia seguinte, a mulher apresentou mal-estar, febre e manchas vermelhas pelo corpo, além de edema e pus no local da picada, o que a levou a fazer uso de antibióticos.

Leia mais:

Febre maculosa: como pega? Veja sintomas e formas de se proteger

Febre maculosa: o que você precisa saber? Hora do Vale traz veterinário para tirar dúvidas sobre a doença

Cachorro pega febre maculosa? Saiba se pets passam a doença

A notificação do caso foi feita na cidade de São Paulo em 17 de fevereiro, sendo a primeira coleta de sorologia realizada em 23 de fevereiro, com resultado reagente. A segunda amostra foi colhida em 8 de maio, confirmando o resultado positivo. O caso foi considerado curado e encerrado em 24 de maio.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS