Os carnês de IPTU e de Taxa de Coleta e Resíduos Sólidos de Jacareí têm vencimento em 15 de março, e já estão disponíveis no site, na opção 2ª via de tributos. O contribuinte ainda tem a opção de aguardar a entrega dos boletos que está sendo realizada via Correios.
De acordo com a Secretaria de Finanças, são 98.722 carnês de IPTU e mais 80.119 de taxa de resíduos, que serão entregues sem reajuste pelo sétimo ano consecutivo. “Ainda estamos sob o reflexo do reajuste ocorrido na revisão da planta genérica, e também sofrendo os impactos do pós-pandemia. Um reajuste, neste momento, apenas refletiria em aumento de inadimplência. Sendo assim, manter o IPTU sem reajuste, pelo sétimo ano consecutivo, é uma questão de justiça social”, ressalta o secretário de Finanças, Cláudio Tosetto.
Descontos e parcelas
Além do valor, os números de parcelas e as datas de vencimento do IPTU também serão mantidos, conforme os anos anteriores. A primeira parcela vence em 15 de março. Para cota única são dois tipos de descontos:
1) o contribuinte que está em dia com os tributos municipais tem direito a 10% de desconto; 2) para o contribuinte que tem alguma dívida, o desconto é de 5% na cota única.
Já o parcelamento pode ser feito em até dez parcelas mensais, fixas e consecutivas com valor mínimo de 01 VRM (R$ 85,49), sem desconto.
São José dos Campos
O prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela dos carnês de IPTU 2023, em São José dos Campos, termina na próxima sexta-feira (17).
Na cidade, o desconto para pagamento em cota única é de 7,5%. O contribuinte também pode optar pelo parcelamento em até 10 vezes.
Os contribuintes que não receberem seus carnês podem imprimir a segunda via por meio do site da Prefeitura, PrefBook ou solicitar a segunda via do carnê nos Postos de Atendimento. A Prefeitura preparou um plantão de dúvidas no Paço Municipal.
O prazo para pedir isenção, redução ou revisão ocorre até a data de vencimento da primeira parcela do imposto.
Pagando o IPTU em dia, o cidadão garante a execução de serviços e projetos que melhoram a vida na cidade, em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana e manutenção da cidade.