A semana começou com o céu encoberto e possibilidade de chuvas leves em várias áreas do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um sistema de baixa pressão sobre o oceano está puxando ar frio do sul do país, o que provoca a queda nas temperaturas em toda a região.
Leia mais notícias da região aqui.
Apesar da chuva registrada no domingo (8) à tarde e à noite, os acumulados foram baixos — entre 5 e 10 milímetros em boa parte da região. Os maiores volumes foram registrados no litoral sul do estado, onde choveu entre 40 e 60 milímetros.
Nesta segunda-feira (9), a expectativa é de tempo fechado ao longo do dia, com possibilidade de garoa em pontos isolados, especialmente no Litoral Norte. O ar frio já começa a atuar na região, mantendo as temperaturas amenas, com máximas entre 20°C e 22°C no Vale do Paraíba e Litoral Norte, e entre 14°C e 16°C em Campos do Jordão. As mínimas ficam entre 15°C e 18°C no Vale, 20°C no Litoral e por volta de 9°C a 12°C na Serra.
Na terça-feira (10), o cenário deve se repetir: céu nublado, garoa fraca e temperaturas semelhantes às desta segunda. Com a presença de um anticiclone no oceano, o ar mais frio e úmido continuará sendo empurrado para a região.
Entre quarta (11) e quinta-feira (12), a tendência é de que o tempo comece a abrir gradualmente, principalmente no interior do Vale do Paraíba. Mesmo com o sol aparecendo, as temperaturas permanecem baixas, com mínimas podendo cair para 8°C em algumas cidades e máximas não passando dos 20°C.
O frio deve persistir até sexta-feira (13), quando os ventos voltam a soprar do quadrante nordeste. A partir daí, a expectativa é de elevação gradual das temperaturas, com máximas entre 22°C e 24°C no fim de semana.
De acordo com o INPE, esta pode ser a semana mais fria do ano até agora na região.



