Eleito em Taubaté, Sérgio Victor (Novo) cita “retomada industrial” como um dos desafios de seu mandato

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Victor foi eleito após receber 97.450 votos. Ele venceu Ortiz Junior (Republicanos), que foi a escolha de 59.768 eleitores e representou 38,02% dos votos válidos.

sergio victor
Foto: Reprodução/TV Thathi SBT

O prefeito eleito de Taubaté, Sérgio Victor (Novo), participou de uma entrevista ao vivo no Tá na Hora Vale, de segunda-feira (28), menos de 24 horas depois de ter vencido o segundo turno na cidade (veja a entrevista completa abaixo).

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Victor foi eleito após receber 97.450 votos. Ele venceu Ortiz Junior (Republicanos), que foi a escolha de 59.768 eleitores e representou 38,02% dos votos válidos.

Durante a entrevista, o apresentador Vinícius Valverde questionou Sérgio sobre a saída de grandes indústrias da cidade (como a Ford, por exemplo). O prefeito eleito disse que um dos desafios que assumiu para o seu mandato é o de promover uma “retomada industrial” para fomentação de empregos no município.

“Nós perdemos muitos empregos da indústria, que pagavam muito bem. A renda do taubateano caiu. Agora, o grande desafio é retomar a atratividade da cidade para a indústria. E como vamos fazer isso? Reorganizando e regularizando os nossos distritos industriais, lançando nosso programa Trilhas do Futuro, que é de qualificação voltada para as vocações da cidade”, afirmou.

Apesar de não ter dado prazo para a implantação do novo programa de empregos, o prefeito eleito disse que vão ser oferecidos cursos específicos para as áreas de trabalho das empresas que forem se instalando no município. Ele citou a Eve Air Mobility como sendo uma grande oportunidade para a administração municipal.

A empresa, que é ligada à Embraer, recebeu, na metade deste mês, um financiamento de R$ 500 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES) para instalar uma fábrica de eVTOLs (sigla em inglês usada para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”) no município. As produções devem começar em 2026.

“A grande oportunidade de Taubaté hoje é a Eve Air Mobility, que é o braço da Embraer que vai construir o carro-voador. A gente quer trazer toda a cadeia fornecedora da Embraer para o nosso campo industrial e, um dos benefícios que a gente quer oferecer para a empresa, é a qualificação voltada para suas demandas de hoje e do futuro. (…) A Prefeitura vai ser aliada dessas empresas, não só as grandes, mas também as pequenas, do pequeno empreendedor, porque é a base da economia. O melhor programa social é o emprego, que é o que dá dignidade para as pessoas, o que faz as pessoas melhorarem de vida”, completou.

Sérgio Victor tem 37 anos e é formado em Administração. Ele terminou o 1º turno em segundo lugar, mas conseguiu ultrapassar seu adversário no pleito de domingo (27). O vice-prefeito eleito é o Coronel Oliveira Neto, também do NOVO.

Votação

O candidato do NOVO superou o ex-prefeito Ortiz Junior, do Republicanos, que obteve 59.768 votos, o correspondente a 38,02% dos votos válidos. O total de votos em Taubaté foi de 167.009 votos, sendo 3.674 brancos (2,2%) e 6.117 nulos (3,66%).

A abstenção voltou a ser bem grande no 2º turno: 31,24% dos eleitores taubateanos não compareceram às urnas. No 1º turno, a taxa de ausência foi de 29,27%.

Assista à entrevista completa com Sérgio Victor (Novo), prefeito eleito de Taubaté:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS