Síndrome de Down: influenciador digital comenta como é o dia a dia com a condição

Torcedores do Flamengo se reunem para assistir ao jogo da final da Libertadores da América, nos arredores do Maracanã.

O programa Vale Demais recebeu o influenciador Lucas Ronconi, de 38 anos, na manhã deste dia 21 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down.

Lucas é portador da síndrome e integrante da Asin (Associação Síndrome de Down) de São José dos Campos. Ele adora sair para se divertir com amigos e também gravar vídeos para seu canal do YouTube, cujo lema é ‘diversão e arte’.

“Eu gosto de fazer os vídeos. Eu faço a edição. Eu pego a foto dos meus amigos e eu gosto”, explicou Lucas para Gabriela Abravanel e Guilherme Galazzo, apresentadores do Vale Demais.

Com uma mensagem positiva sobre a superação de obstáculos, o influenciador ressalta como pessoas com síndrome de down conseguem fazer tudo que uma pessoa sem a síndrome também pode. “A gente tem capacidade de ensinar, aprender, ler, criar”, pontuou.

Assista à entrevista completa ao fim da reportagem — Reprodução/TV Thathi SBT

Sobre a Asin, Lucas Ronconi comenta como a associação é importante para sua socialização. “Tenho muitos amigos. Todos eles são meus irmãos”, comentou Lucas, mandando um beijo especial para seus conhecidos. Em complemento, ele fala sobre todas as atividades empenhadas no centro: “Eu faço dança, eu faço artes (…) A gente tem capacidade, mesmo com a síndrome, a gente vai em show, a gente vai em palestra, no boliche”.

Aos risos, o influenciador, que adora passear, mas também curte ficar em casa no tempo livre, explica como deixou de ir até um passeio ao estádio do São Paulo FC, afinal, o mesmo se define como ‘corintiano roxo’.

No fechamento do programa, Lucas mandou um recado para todos: “Hoje é Dia Mundial da Síndrome de Down, o que é muito importante para todos. [Importante dizer] que a gente é capaz de lidar com as pessoas, com carinho, com certeza que a gente ama todos da família, os amigos”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS