RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

STF suspende ordem de desocupação do Banhado

desocupação banhado
(Foto: PMSJC)

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a ordem de desocupação do bairro Jardim Nova Esperança, localizado dentro do Parque do Banhado, em São José dos Campos. A decisão foi determinada pelo Ministro Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (22).

O documento diz: “Diante do exposto, CONCEDO A MEDIDA LIMINAR pleiteada e DETERMINO A SUSPENSÃO DA ORDEM DE REITEGRAÇÃO DE POSSE do Tribunal de Justiça de SÃO PAULO”.

A decisão atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo feito ao STF contra a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que determinou a remoção imediata das famílias do Parque do Banhado.

Além da suspensão da remoção dos moradores do Banhado, o ministro encaminhou os autos para à Comissão Regional de Soluções Fundiárias/Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse (GAORP) para realizar a mediação da desocupação.

A GAORP terá a atribuição de realizar visitas técnicas, audiências de mediação e, principalmente, propor a estratégia de retomada da execução de decisões suspensas pela ação, de maneira gradual e escalonada. O STF proibiu a remoção forçada dos moradores do local até a realização dessas análises.

O que diz a Prefeitura

A TV THATHI SBT entrou em contato com a Prefeitura de São José dos Campos, mas até o momento não teve resposta.

Disputa

A Polícia Militar e moradores do Jardim Nova Esperança, situado no Banhado, entraram em confronto durante a tentativa de demarcação da área na manhã da última quarta-feira (20). A ação policial gerou tumulto, resultando em algumas pessoas feridas.

A decisão judicial, que foi expedida no último sábado (16) pelo TJSP, autorizou o uso da força policial se necessário durante a desocupação, mas os moradores solicitaram à Prefeitura que evitasse a violência.

A disputa judicial entre a Prefeitura e os moradores do Jardim Nova Esperança acontece desde 2012, quando o Parque Nacional Natural do Banhado foi criado. A área de conservação ocupa aproximadamente um terço do bairro, sendo um ponto central na disputa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS