Cidades do Vale do Paraíba ampliaram a vacinação contra a dengue nesta segunda-feira (13). Jacareí e Caraguatatuba o imunizante já está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O público-alvo também foi ampliado em Taubaté e Tremembé.
Veja como vai funcionar a vacinação contra a dengue nas duas cidades, os locais e horários da aplicação:
Taubaté
Taubaté ampliou a vacinação contra a dengue para crianças com 10 e 11 anos, população mais vulnerável para as formas graves da doença.
As vacinas estão disponíveis em 35 unidades de saúde do município e o esquema vacinal recomendado prevê a administração de duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre cada uma. O responsável da criança e do adolescente deve comparecer às salas de vacinação e apresentar a carteira vacinal, documento com foto, comprovante de residência e CPF.
A expectativa do município é que as faixas etárias sejam ampliadas semanalmente, até atingir o público-alvo previsto inicialmente, de 10 a 14 anos, conforme a quantidade de doses e recomendações do Estado e do Ministério da Saúde.
Tremembé
Tremembé também ampliou a vacinação, mas para o público de 10 a 14 anos. O esquema vacinal da dengue conta com duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre cada uma.
Para tomar a vacina, a criança ou adolescente deve estar acompanhada do responsável, tendo em mãos a caderneta de vacinação, documento com foto, comprovante de residência e o cartão SUS. É importante lembrar que quem teve dengue só pode tomar a vacina após seis meses da infecção pelo vírus.
Confira as unidades e horários de vacinação:
ENTRO DE SAÚDE
- Segundas, terças, quintas e sextas: das 7h30 às 16 horas
- Às quartas-feiras: das 9h às 16 horas
ESFs SANTANA, PARQUE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E GUEDES
- Segundas, terças, quartas e quintas: das 7h30 às 12h e das 13h às 16 horas
- Às sextas-feiras: das 9h às 12h e das 13 às 16 horas
ESFs MARACAIBO, BENVIRÁ E FLOR DO VALE
- Segundas, terças, quintas e sextas: das 7h30 às 12h e das 13h às 16 horas
- Às quartas-feiras: das 9h às 12h e das 13h às 16 horas
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes