Temporal em Caraguá e Ubatuba causa alagamentos e afeta mais de 200 casas

tempestade causa alagamentos em caraguá e ubatuba
(Foto: Sabesp)

Na noite desta quarta-feira (6), fortes chuvas atingiram as cidades de Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Mais de 200 casas foram afetadas por alagamentos e 15 pessoas ficaram desabrigadas.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados acumulados de chuva, nas últimas 24h em Ubatuba de 256mm e Caraguatatuba de 84mm. Equipes estão sendo deslocadas para apoiar os dois municípios. Serão realizadas vistorias nas áreas afetadas e verificado quais necessidades de ajuda.

Caraguatatuba

A tempestade acompanhada por rajadas de vento, atingiu a região causando pontos de alagamento e transbordamento de rios. As bacias dos rios Santos, Santo Antônio e Guaxinduba transbordaram causando alagamento nos locais próximos.

Os bairros Rio do Ouro, Caputera, Casa Branca, Olaria, Martin de Sá, Cantagalo e Cidade Jardim tiveram pontos de alagamento temporários, porém, todos os locais afetados já tiveram o escoamento das águas. Aproximadamente 200 residências foram afetadas e duas pessoas ficaram desabrigadas. Elas foram encaminhadas para o abrigo provisório Instituto Restitui, na Avenida Antônio Francisco Paschoal Peliciari, 955 – Canta Galo.

Após realização de limpeza, as demais residências foram liberadas e os moradores retornaram às suas moradias. Agentes permanecem em campo prestando apoio aos munícipes afetados.

Alagamentos em Ubatuba

tempestade causa alagamentos em caraguá e ubatuba
(Foto: Sabesp)

Uma chuva de forte intensidade e longa duração, atingiu a cidade de Ubatuba causando transbordamento de rios, deslizamentos de terra, quedas de árvores e muro. O rio Angeli transbordou, causando alagamentos de vias e moradias do bairro Taquaral. Também houve enchentes no bairro Mato Dentro.

Quatro famílias ficaram desabrigadas, totalizando 13 moradores afetados, que foram encaminhados para um abrigo provisório na Escola José de Souza Simeão, na Estrada do Angelim, 9 – Taquaral. As famílias estão sendo assistidas pela Assistente Social e Fundo Social de Solidariedade do município.

O Rio Colônia de Férias também transbordou e os moradores do bairro Colônia de Férias ficaram ilhados até o nível da água baixar. Ainda pelo bairro, foi registrado uma queda de muro de um galpão que estava fechado, sem vítimas.

Pela Rodovia Osvaldo Cruz (SP 125), Km 87, um funcionário da Empresa SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ficou ilhado e foi resgatado ileso pela equipe da Defesa Civil. Pelo Km 83, parte de um muro de proteção da via caiu sobre a encosta. Entre os Km 78 e 88, trecho de serra, houve deslizamentos de terra, rocha e queda de árvores, causando interdição total no local. Equipes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), estão auxiliando na sinalização e desvios alternativos.

Foi registrado também queda de cinco árvores, uma pela Rua Conceição, 1231 – Umuarama, que caiu sobre um carrinho de lanche que estava na via pública, outra pelo Km 47 da Rodovia Rio Santos (SP-055), sendo realizado a remoção da árvore e liberação da via por agentes da Defesa Civil.

A Estrada Monte Valério foi interditada após queda de três árvores sob fiação elétrica, entre zonas oeste e sul. O local aguarda apoio da Companhia de Neonergia Elektro para iniciar a remoção. Agentes permanecem monitorando as áreas de risco e auxiliando os munícipes. Na manhã desta quinta-feira (7), equipes da Defesa Civil Municipal juntamente com o engenheiro do município realizarão avaliação e vistoria na área afetada.

Um boletim especial da Defesa Civil estadual apontou que os acumulados de chuva em Ubatuba estão muito altos e que a tendência é que a situação permaneça até sexta-feira (8), o que deixará o solo ainda mais encharcado, aumentando os riscos de deslizamentos de terra.

Abastecimento de água em Ubatuba

A Sabesp informou que o alto volume de chuva afetou muito as captações, pois a água desceu com muita sujeira como areia, lama e folhas, o que acabou prejudicando bastante os sistemas. Por enquanto, todos os sistemas estão paralisados e a Concessionária apura melhor a situação para analisar a previsão de retorno, que está prevista para o período da tarde.

Por isso, a Sabesp solicita que os munícipes utilizem a água da caixa d’água de forma racionada para que seja suficiente até a retomada do abastecimento.

Aulas em Ubatuba

Devido às fortes chuvas, a Secretaria de Educação decidiu dispensar os alunos nesta quinta-feira (7). Alunos e professores estão com dificuldades em acessar as unidades por conta dos alagamentos e, além disso, os problemas com o abastecimento de água prejudicam ainda mais a situação e, por isso, as aulas foram suspensas.

Previsão do Tempo

Nesta quinta-feira (7), o dia amanheceu marcado pela presença de nebulosidade no Vale do Paraíba e Litoral Norte, e a tendência é de que permaneça nestas condições de tempo. No decorrer das horas, terá chance de pancadas de chuva. Essas pancadas devem ser seguidas por descargas elétricas e rajadas de ventos. Além disso, os termômetros sobem gradativamente e a sensação de calor deve predominar.

É importante reforçar as recomendações da Defesa Civil para a população não enfrentar enxurradas e, principalmente os moradores de áreas de riscos, redobrarem a atenção diante de sinais, como rachaduras e alagamentos. Para acionar o órgão basta ligar para o telefone 199 ou pelas redes sociais oficiais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS