Motociclistas e trabalhadores que dependem da moto no dia a dia acompanham com expectativa a proposta do Governo do Estado de São Paulo que prevê a isenção do IPVA para parte da frota. Em São José dos Campos, a possibilidade de não pagar o imposto é vista como um alívio no orçamento, principalmente para quem enfrenta altos custos com combustível e manutenção.
O projeto enviado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) estabelece que a isenção será válida apenas para veículos que estejam com o registro e o licenciamento em situação regular. De acordo com o governo estadual, a medida pode beneficiar até 76,3% das motocicletas em circulação no estado, que hoje soma cerca de 5,7 milhões de veículos.
A proposta prevê a isenção do IPVA para até 4,3 milhões de motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas, desde que sejam de propriedade de pessoas físicas. Com a aprovação pelos deputados estaduais, o texto segue agora para sanção do governador Tarcísio de Freitas. A expectativa é que a nova regra entre em vigor a partir de 2026.



