O soldado Tirelli, de 25 anos, vive há um ano uma rotina intensa em Taubaté. Natural de Guaratinguetá, ele está na cidade para atuar na Operação Inverno da Polícia Militar. Desde cedo, sonhava em vestir a farda e trabalhar na área da segurança pública.
Leia mais notícias da região aqui.
Para realizar esse objetivo, Tirelli precisou de foco e dedicação. Ele se preparou por conta própria para o concurso da PM, um dos mais concorridos do estado. Estudando de casa, enfrentou diversas tentativas até ser aprovado. O esforço, segundo ele, valeu a pena.
Enquanto alguns optam por estudar sozinhos, outros preferem investir em cursinhos preparatórios. Em Taubaté, o professor e coordenador Alexandre Augusto acompanha de perto a rotina de estudos de diversos alunos. Segundo ele, a disciplina e o foco são indispensáveis para quem deseja ser aprovado.
E já tem muita gente de olho nas novas oportunidades. A Polícia Militar de São Paulo vai abrir dois editais com, ao todo, 2.200 vagas no estado. O salário inicial gira em torno de R$ 4,8 mil.
Atualmente, o 5º Batalhão da PM, que atende o Vale do Paraíba, conta com 120 alunos em formação. Após a aprovação no concurso, os futuros policiais passam por cerca de um ano de formação. Essa etapa pode ser feita na Escola Superior de Soldados ou em uma das 33 unidades descentralizadas espalhadas pelo estado, como a de Taubaté.



