Trabalhadores da Gerdau de Pinda realizam paralisação

Trabalhadores da Gerdau de Pinda realizam paralisação
(Foto: Sindicato dos Metalúrgicos)

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, em Pindamonhangaba, realizaram uma paralisação de suas horas na manhã desta quinta-feira (5) para exigir o fim da jornada de trabalho no modelo 6×1, em que os funcionários trabalham seis dias consecutivos e têm direito a apenas um dia de folga.

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, essa reivindicação vem sendo feita há quatro anos. Os trabalhadores argumentam que a jornada 6×1 prejudica diretamente o convívio familiar, além de afetar a saúde e segurança dos funcionários no ambiente de trabalho. A mobilização contou com a adesão total dos 2.500 funcionários da unidade.

“São inúmeras reclamações, tem trabalhadores que até acabam saindo da empresa porque não aguentam essa jornada. Eu mesmo trabalhei muitos anos nela, sei como é difícil ter um convívio com a família e ela provoca um cansado que chega a prejudicar até na segurança”, disse.”, afirmou André Oliveira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

Além do fim da jornada 6×1, os trabalhadores também reivindicam um reajuste salarial como parte da Campanha Salarial da categoria. A Federação dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) está negociando um aumento real nos salários, mas até o momento, a bancada patronal do setor de aço ainda não aceitou a proposta apresentada.

O que diz a Gerdau

Em nota a Gerdau disse “Este movimento faz parte das negociações em curso relacionadas à Campanha Salarial. A Companhia reafirma seu compromisso com o diálogo aberto e transparente com seus colaboradores, colaboradoras, sindicatos e demais partes interessadas.”

A unidade da Gerdau em Pindamonhangaba é uma das principais fábricas do grupo, com foco na produção de aço para o setor automotivo, sendo uma das maiores empregadoras da região.

*Texto de João Vitor Trindade com supervisão de João Pedro Crumo

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS