Trabalhadores da Gerdau de São José recusam layoff

trabalhadores da gerdau recusam layoff sjc
(Foto: Sindmetal)

Nesta quinta-feira (7), trabalhadores da Gerdau, na unidade de São José dos Campos, rejeitaram a proposta de layoff durante assembleia. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa quer suspender temporariamente o contrato de 50 funcionários da fábrica.

Pela proposta da empresa, apresentada ao Sindmetal na quarta-feira (6), os trabalhadores ficariam em layoff por cinco meses. Nesse período, receberiam 80% do salário líquido, com parte do valor custeado pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), fariam cursos de qualificação e não teriam garantia de emprego ao término do prazo. A Gerdau também não se comprometeu com a estabilidade no emprego para quem ficar na fábrica. Atualmente, a unidade de São José tem cerca de 280 empregados.

Durante a assembleia de hoje, o Sindicato apresentou a proposta aos trabalhadores, que a rejeitaram. Os metalúrgicos exigem que o layoff contemple pagamento de 100% do salário líquido, com complemento a ser feito pela Gerdau. Além disso, reivindicam que a estabilidade no emprego seja garantida durante a suspensão temporária dos contratos e no mínimo três meses após seu término. Os operários exigem, ainda, a manutenção do pagamento de todos os benefícios durante o layoff, como vale-alimentação.

O Sindicato se reunirá com a direção da empresa nesta sexta-feira (8), às 9h, quando apresentará a proposta dos trabalhadores.

Demissões em Pinda

Em fevereiro, a multinacional demitiu cerca de 100 trabalhadores que estavam em layoff, na unidade de Pindamonhangaba.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS