Nesta terça-feira (8), trabalhadores do Centro Paula Souza entraram em greve em todas as unidades do Estado de São Paulo. As Etecs de Taubaté, Caçapava, Cruzeiro, Cachoeira Paulista e as Fatecs de Pindamonhangaba e de São José dos Campos, são as unidades do Vale do Paraíba que estão paralisadas parcialmente.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com o SINTEPS (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza), o objetivo da greve é demonstrar indignação com a decisão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de “ceder” as instalações de um dos prédios da Fatec a uma universidade privada. Além de reforçar os quatro eixos da paralisação: reajuste, bônus, carreira e defesa das escolas do Centro.
O sindicato informou que cerca de 81 unidades do Centro Paula Souza no estado aderiram a greve. Conforme a Constituição Federal de 1988, todas as categorias, inclusive as do funcionalismo público, têm o direito de se organizarem em seus sindicatos e o direito à greve. As exigências da legislação estão sendo seguidas pela direção do Sinteps e pelo Comando Central de Greve.
Confira as unidades da região que estão paralisadas parcialmente:
- Etec Dr. Geraldo José R. Alckmin Taubaté
- Etec Machado de Assis Caçapava
- Etec Prof. José Sant’Ana de Castro Cruzeiro
- Etec Prof. Marcos Uchôas dos S. Penchel Cachoeira Paulista
- Fatec Pindamonhangaba
- Fatec Prof. Jessen Vidal São José dos Campos
O Centro Paula Souza (CPS) se pronunciou em nota sobre a greve, confira na íntegra:
“O Centro Paula Souza (CPS) trabalha para valorizar os servidores da instituição. A Bonificação por Resultados (BR), referente ao ano de 2022, por exemplo, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será o paga até outubro, podendo ser antecipada para setembro.
A atual gestão, já em seu primeiro ano de governo, concedeu um reajuste acima de inflação para os servidores públicos.
O estudo para o novo Plano de Carreiras dos servidores do CPS está em andamento e contava, até o dia 23 de junho, com a participação de representantes do sindicato, que optaram por se desligar do grupo de trabalho. A proposta do novo plano de carreira será encaminhada às instâncias responsáveis pela sua análise até setembro, e as contribuições do Centro Paula Souza serão avaliadas.
O investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso da atual gestão.
A instituição adotará todas as medidas necessárias para garantir que os estudantes não sejam prejudicados.”