Neste domingo (1) a Fundação Florestal de São Paulo anunciou o fechamento emergencial de 80 unidades de conservação do estado. Entre parques, estações ecológicas e monumentos naturais, sete ficam localizados na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, a decisão foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que colocam em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação. O fechamento seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados.
Veja as unidades de conservação fechadas na região:
- Estação Ecológica Bananal;
- Estação Experimental Pedra do Baú;
- Parque Estadual Campos do Jordão;
- Parque Estadual Mananciais de Campos do Jordão ;
- Parque Estadual Serra do Mar núcleo Cunha;
- Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia (São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Ubatuba);
- Monumento Natural Mantiqueira (Cruzeiro e Piquete);
Durante o período de fechamento, ações de prevenção no monitoramento territorial e no combate aos incêndios serão realizadas. Além disso, a Fundação Florestal ainda informou que irá prestar apoio às comunidades vizinhas.
O Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios. A recomendação é atenção redobrada a medidas preventivas como não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
Denúncias sobre incêndios podem ser realizadas pelos telefones 181 e 190.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gustavo Rosa