Urnas eletrônicas são programada para o período eleitoral

Casal pede bênção à Nossa Senhora para conquistar a casa própria
(Foto: Agência Brasil)

A justiça eleitoral iniciou, nesta terça-feira (24), a preparação de mais de 114 mil urnas que serão utilizadas nas eleições municipais no Estado de São Paulo. O pleito está marcado para o dia 6 de outubro. Em São José dos campos, 1699 urnas vão receber geração de mídias, carga e lacração. O processo é longo, mas, necessário para garantir a segurança e confiabilidade das eleições.

Neste momento, são inseridos dados oficiais como identidade dos eleitores e candidatos, após esse processo, as urnas serão lacradas, e as portas de acesso físico fechadas com selos especiais produzidos pela casa da moeda. Ao fim dessa etapa, as máquinas passaram a contar com todo o sistema eleitoral. O término dos preparativos deverá ocorrer até o dia 4 de outubro para que as urnas possam ser transportadas para os locais de votação na véspera do pleito.

Leia mais notícias da região aqui

Segundo o Tribunal Regional de São Paulo, não será possível utilizar o equipamento antes do dia da eleição, pois os sistemas estão programados para permitir o funcionamento somente durante o dia e horário de votação.

Para entender como funciona esse processo, a equipe de reportagem da TV THATHI SBT foi até o cartório eleitoral para conversar com o responsável da preparação das urnas eletrônicas. Veja:

*Texto de Letícia Silva supervisionado por Marcus Barreto

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS