A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) chega ao fim nesta semana em todo o Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Leia mais notícias da região aqui
A vacina é considerada a melhor forma de prevenção contra a gripe, a imunização evita o agravamento das doenças respiratórias. Mas muitos moradores ainda não se vacinaram na região do Vale do Paraíba. Em Taubaté, a vacinação atingiu 53% do público-alvo. Já em Caraguatatuba, a cobertura vacinal está em 49% e, em São José dos Campos, somente 43.86% do público-alvo foi vacinado.
Todos os cidadãos com pelo menos 6 meses podem se vacinar. Os grupos prioritários são crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, dentre outros.
Segundo o SES, quem se imunizou em 2023 também deve se vacinar novamente, pois o imunizante ajuda a proteger contra as cepas atualizadas. Tendo em vista que o vírus da gripe pode passar por modificações ao decorrer do tempo, é necessário reforçar os anticorpos do sistema imunológico.
Outros cuidados
Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas regras como:
- Higienização frequente das mãos e objetos;
- Mantenha o ambiente arejado;
- Beber bastante água e manter-se hidratado;
- Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;
- Reforçar a imunidade;
- Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos;
- Suplementação de vitaminas e minerais, se necessário.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gabriela Leite