Vacinação contra a Poliomielite começa na região

Vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda na região
(Foto: Adenir Britto/PMSJC)

Cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte iniciaram a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) nesta segunda-feira (27). Crianças menores de 5 anos podem se imunizar contra a doença.

Leia mais notícias da região aqui

Em São José dos Campos, a vacinação acontece para crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias em todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas cinco Unidades Avançadas. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura.

O repórter Gustavo Rosa conversou com a responsável pela vacinação na cidade, que trouxe mais detalhes sobre a campanha. Assista no programa Hora do Vale:

Veja também os locais e horários da vacinação em outras cidades da região:

Jacareí

Em Jacareí, a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde (exceto Unidade Central), de segunda a sexta, das 8h às 16h para crianças de 2 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para se vacinar, é necessário levar documento CPF/RG, cartão SUS e carteira de vacinação.

Caraguatatuba

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e a população deve estar munida de documento com foto e a Carteira de Vacinação. Todas as crianças menores de cinco anos de idade podem se vacinar conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Ilhabela

As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde. O esquema vacinal para menores de um ano são três doses injetáveis: aos dois, quatro e seis meses. Já as crianças de um a quatro anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina.

Poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 e 3 que geralmente acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A transmissão acontece por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes.

*Texto de Bianca Martins supervisionado por Gabriela Leite

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS