O Vale do Paraíba concentra quase um quarto do número total de mortes por dengue de todo o Estado. A região que contabilizou 100 vítimas nesta quinta-feira (24), soma 23% dos óbitos pela doença em São Paulo neste ano. O Estado de SP chegou a 436 mortes por dengue em 2024.
Os dados do Painel de Monitoramento do Governo Estadual mostram ainda, que o número de casos confirmados no Vale do Paraíba passou dos 100 mil. Com isso, a região concentra 13,6% de todos os exames positivos da doença em São Paulo. Todo o estado contabiliza 749.644 casos confirmados de dengue, já na região 102.487 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Vacina
Mesmo o Vale do Paraíba representando aproximadamente 6% da população do Estado, com 2,5 milhões de habitantes espalhados em 39 municípios (dados da Fundação SEADE, 2020), quase um quarto de todas as mortes por dengue em São Paulo aconteceram na região. Mesmo assim, o Vale do Paraíba não recebeu doses de vacina contra a dengue.
O Ministério da Saúde contemplou mais de 165 municípios com doses do imunizante. As vacinas foram destinadas a regiões de saúde com cidades de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses. No entanto, nenhuma cidade da região recebeu as doses do imunizante contra a dengue.
O público, em 2024, é composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização pela doença, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
O portal THMais Vale entrou em contato com o Ministério da Saúde para questionar sobre a distribuição de vacinas contra a dengue para a região do Vale do Paraíba após o aumento de mortes e casos da doença neste ano, mas até o momento não recebeu retorno.
100 mortes por dengue na região
Após quatro dias de instabilidade, o painel contabilizou mais 15 mortes por dengue em São José dos Campos nesta quarta-feira (24), que agora soma 32 óbitos pela doença. Com isso, a cidade subiu para o topo do ranking, tornando-se o município com o maior número de mortes por dengue na região.
Taubaté subiu para 23 óbitos pela doença, após confirmar mais seis mortes nesta quinta-feira (25). O município agora é o segundo com o maior número de vítimas por dengue na região.
A cidade de São Luiz do Paraitinga teve a primeira morte pela doença confirmada nesta nova atualização do painel do Governo de SP.
Veja o número de mortes por dengue no Vale do Paraíba e Litoral Norte:
- São José dos Campos: 32 mortes
- Taubaté: 23 mortes
- Jacareí: 22 mortes
- Pindamonhangaba: 9 mortes
- Caçapava: 5 mortes
- Ubatuba: 3 mortes
- Guaratinguetá: 1 morte
- Cachoeira Paulista: 1 morte
- Tremembé: 1 morte
- Roseira: 1 morte
- Santa Branca: 1 morte
- São Luiz do Paraitinga: 1 morte
- Total: 100 mortes na região