Apesar de queda em crimes violentos, furtos e roubos, a região do Vale do Paraíba registrou alta de 12,3% no número de ocorrências policiais envolvendo estupros. Em novembro deste ano foram 73 casos ante 65 em igual período de 2025. Os dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP), divulgados nesta terça-feira (30).
Leia mais notícias da região aqui.
Os dados acima consideram a soma entre estupros e estupros de vulnerável. Se consideramos apenas os estupros de vulnerável, a variação é ainda mais acentuada. Em novembro do ano passado, foram 39 casos, contra 51 em novembro de 2025, o que representa aumento de 30,8%.
O crime de estupro de vulnerável, tipificado no Artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, consiste em ter conjunção carnal ou praticar qualquer ato libidinoso com pessoa que a lei presume ser incapaz de consentir, como crianças até 14 anos, pessoas com deficiências mentais e com enfermidades, ou ainda, qualquer pessoa que tenha outra causa que a impeça de resistir.
Crimes violentos, roubos e furtos têm queda, indicam dados da SSP
Segundo o levantamento, o número de vítimas por homicídios diminuiu de 26 em novembro de 2024 para 16 no mesmo período deste ano, uma redução de, aproximadamente, 36%. Os dados de novembro também reduziram em comparação a outubro, quando foram registradas 23 vítimas por homicídio.
Os roubos e furtos também tiveram redução. Os registros de roubo apontam que, de novembro do ano passado para o mesmo período em 2025, houve uma redução de 25% (queda de 261 para 194 roubos). Já os furtos tiveram uma redução de 7% em comparação ao mesmo período (queda de 1.770 para 1.646 furtos).
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



