O rio Ribeira de Iguape foi atingido por um vazamento de óleo que ocorreu na antiga empresa Plumbum. As águas do rio passam por cidades do estado do Paraná, como Adrianópolis e também cidades do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, como Eldorado e Iporanga.
Em comunicado da Secretaria do meio Ambiente de Adrianópolis (PR), foi informado que cidadãos que moram abaixo do ponto onde a empresa está localizada, foram afetados, como nos bairros Vila Mota, Porto Novo, Porto Velho, Praia do Peixe, Garacuí, além dos municípios de Eldorado (SP) e Iporanga (SP).
Os responsáveis pela área da empresa Plumbum do Brasil Ltda. e o Instituto Água e Terra, foram acionados para a realização de protocolos de segurança, limpeza e descontaminação.
Segundo a Prefeitura de Eldorado (SP), não há registro de manchas de óleo ou qualquer outro impacto relacionado ao ocorrido. Mas a administração municipal seguirá monitorando a situação, permanecendo em contato com
os órgãos oficiais do governo para garantir total transparência e segurança à população.
Já a Prefeitura de Iporanga-SP, afirmu que também está acompanhando a situação em conjunto com os órgãos responsáveis e alertou a população sobre o riso de contaminação das águas e do ecossistema local.
As administrações municipaais envolvidas pedem à população que evite qualquer contato com a água do rio até novo aviso.
Em caso de manchas ou alterações, comunique imediatamente a Defesa Civil ou a Secretaria de Meio Ambiente da sua localidade.



