Você tem dívidas no cartão de crédito ou conhece alguém que tenha? Segundo dados da última pesquisa da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 80% das famílias brasileiras estavam endividadas no fim de 2022. O quadro Hora do Dinheiro do programa Hora do Vale desta terça-feira (2), mostrou uma nova alternativa para negociar essas dívidas.
Leia mais notícias da região aqui
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a transferência das dívidas de cartões de crédito para uma instituição financeira que ofereça condições de renegociação melhores. A medida vale a partir desta segunda-feira (1º).
Cuidado com golpes
No entanto, é preciso tomar cuidado com os golpes. É importante ressaltar que a iniciativa tem que partir sempre do titular do cartão de crédito. Instituições bancárias não ligam sugerindo a portabilidade, já que as informações do cartão de crédito não são públicas.
A apresentadora Marcela Mesquita conversou com a educadora financeira Luciana Ikedo, que trouxe mais orientações sobre a portabilidade de dívidas do cartão de crédito. Assista:
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes