O resultado de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023, foi divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC). As três principais cidades da região do Vale do Paraíba apresentaram resultados negativos, positivos e estáveis no índice quando comparado com o último levantamento realizado em 2021.
Leia mais notícias da região aqui
O Ideb é o principal instrumento de monitoramento da qualidade da educação básica do país. Ao reunir dados sobre o índice de aprovação e de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, ele averigua desempenho e indicadores de fluxo e trajetória escolar.
O índice é medido nas escolas públicas das cidades, municipais e estaduais. Em 2023, o MEC não divulgou a meta a ser atingida por cada município. Em 2021, o Ideb encerrou o ciclo de metas inicialmente estabelecido para a trajetória do indicador criado em 2007.
Em Jacareí e Taubaté, o desenvolvimento da educação no nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) apresentou melhora quando comparado com 2021, já nos anos finais (do 6º ao 9º ano), o índice diminuiu. A nota do ensino médio também apresentou queda nos dois municípios.
Entre as três maiores cidades da região, São José dos Campos foi a que apresentou melhor resultado no Ideb 2023. Nos anos iniciais do fundamental a nota aumentou e nos anos finais a nota se manteve a mesma de 2021. O ensino médio também manteve a mesma nota da última pesquisa.
Veja a nota do Ideb 2023 nas três cidades da região:
Jacareí
- Ensino Fundamental (Anos Iniciais): 6,2
- Ensino Fundamental (Anos Finais): 5,2
- Ensino Médio: 4,4
São José dos Campos
- Ensino Fundamental (Anos Iniciais): 6,8
- Ensino Fundamental (Anos Finais): 5,6
- Ensino Médio: 4,4
Taubaté
- Ensino Fundamental (Anos Iniciais): 6,1
- Ensino Fundamental (Anos Finais): 5,2
- Ensino Médio: 4,5
A especialista em educação, Tais Bento, do SOS Educação, explicou os detalhes sobre os resultados do Ideb 2023 nas cidades da região. Assista: