Um avião de pequeno porte caiu e depois explodiu na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9), perto do aeroporto da cidade.
Leia mais notícias da região aqui.
Um vídeo, registrado por câmeras de segurança no local, mostra o exato momento em que a aeronave ultrapassa a pista de pouso e atinge a praia – veja abaixo.
Segundo apuração do Portal THMais, a queda aconteceu por volta das 10h09, na rua Guarani, em frente à Pista de Skate. Foram registradas sete vítimas: cinco estavam dentro da aeronave e duas eram pedestres que passavam pelo local. O piloto, que ficou preso nas ferragens, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Às 11h, de acordo com a Defesa Civil, cinco pessoas — dois adultos (um homem e uma mulher), duas crianças (também um menino e uma menina), que estavam no avião, além de um outro adulto que estava no local — haviam sido socorridas com vida para a Santa Casa de Ubatuba. Às 11h52, a prefeitura informou que uma das vítimas adultas estava em estado grave e que uma das crianças encontrava-se “sob monitoramento, potencialmente grave”.
Além delas, um pedestre sofreu ferimentos leves ao tentar correr para se afastar da aeronave e foi socorrido pelo SAMU.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricada em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.