A Polícia Civil divulgou, na quinta-feira (2), um vídeo que mostra a execução de um homem, de 27 anos, que aconteceu em outubro de 2021, no Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos – veja abaixo. Dois suspeitos pelo homicídio já foram denunciados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), mas outro se encontra foragido.
Leia mais notícias da região aqui.
Veja o vídeo da execução:
O crime aconteceu em 23 de outubro de 2021, às 10h33, em frente a uma mercearia localizada na avenida dos Evangélicos. Everton Mauricio Monteiro dos Santos, de 27 anos, apelidado de “Tonzinho”, foi assassinado a tiros por dois homens.
De acordo com a investigação, Everton tinha envolvimento com o tráfico de drogas, sendo membro de uma facção criminosa que atua no bairro – saiba mais abaixo.
Dos suspeitos pelo crime, dois foram denunciados pelo MP-SP e um se encontra foragido. São eles:
- Jean Carlos Pereira, 25 anos, que acumula passagens por tráfico de drogas. Ele foi denunciado pelo crime e vai responder em liberdade;
- Lucas Inácio dos Santos Rodrigues, de 27 anos, conhecido como “Chulé”. Ele já está preso;
- Bruno Inácio Santos Rodrigues (foto abaixo), de 29 anos, que está foragido e, além de ser suspeito te ter envolvimento com o assassinato, é procurado pelo crime de tráfico de drogas.
Investigações
Segundo relatório divulgado pela Polícia Civil, as investigações começaram logo após a execução e, no dia 27 de outubro de 2021, quatro dias depois do crime, o veículo usado para a fuga dos criminosos foi encontrado na estrada do Rio Comprido, em Jacareí. Ele estava totalmente queimado.
Através de imagens de câmeras de segurança, os policiais identificaram um segundo carro que chamou a atenção pela frequência com que passou pelo local do crime, momentos antes do assassinato, possivelmente monitorando a vítima.
O carro também foi visto fazendo o mesmo trajeto que o usado na fuga até a Estrada do Rio Comprido, em uma distância de cerca de dois minutos entre os veículos. Os policiais concluíram que o segundo veículo aguardava a chegada do primeiro para resgate e fuga dos criminosos.
A partir da identificação do segundo veículo, a Polícia Civil descobriu que o carro estava registrado no nome de Lucas Inácio dos Santos Rodrigues, de 27 anos. Ele foi abordado em 20 de novembro de 2021, um mês após o crime. Com o homem, foram encontrados aproximadamente 1 kg de maconha e uma pistola calibre .22, com onze munições.
Aos policiais, disse aos policiais que havia “arrendado o comércio de drogas da rua 15 do Campo dos Alemães, pelo valor de R$ 6.500 por mês e que o armamento seria para sua segurança pessoal, bem como a droga oriunda de seu ponto de vendas”.
Além de Lucas, que segue preso, os policiais identificaram os outros dois homens envolvidos no assassinato de Everton.