Virada do ano na região deve ter clima quente, mas com chance de pancadas de chuva ao longo do dia

As informações são do meteorologista Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Virada do ano deve ter clima quente, mas com chance de pancadas de chuva ao longo do dia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

A despedida de 2024 promete ser de muito calor na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Apesar disso, existe a chance de pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia.

Leia mais notícias da região aqui.

As informações são do meteorologista Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com ele, os termômetros devem atingir máximas entre 30 e 32 graus na região do Vale Histórico e no Litoral Norte. Em Campos do Jordão, as máximas devem variar entre 22 e 24 graus.

Apesar do calor, o meteorologista explicou que região segue sob influência de um sistema de baixa pressão localizado entre 5 mil e 7 mil metros de altitude, o que favorece a formação de instabilidades. Esse sistema, associado a correntes de ar frio em níveis mais altos, provoca movimentos verticais na atmosfera, criando condições para chuvas intensas, ventos fortes e granizo em pontos isolados.

Para a noite de Ano Novo, a previsão é de um tempo mais estável. As pancadas de chuva, se ocorrerem, segundo Escobar, serão de curta duração e devem acontecer antes ou depois da virada. Não estão previstas chuvas prolongadas ou sistemas frontais que possam comprometer as celebrações ao ar livre.

O tempo deve mudar a partir de sábado (4), quando um cavado mais intenso deve se aproximar da região e provocar chuvas volumosas, além de deixar o tempo mais encoberto e abafado.

Região em alerta

Apesar da previsão de calor, a região continua registrada no sistema do Inmet com alerta de “perigo” para tempestades com chance de queda de granizo.

O aviso, válido até 10h de quarta-feira (1), prevê chuva acumulada entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. O alerta diz ainda que existe a chance de queda de granizo.

Devido ao alerta, o Inmet orientou que, caso chova, existe a possibilidade de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS