Nesta segunda-feira (13), a Volkswagen do Brasil anunciou que pretende adotar férias coletivas na fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba, ainda neste mês de maio. O motivo é o impacto na produção causado pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e já vitimou 147 pessoas no estado gaúcho.
De acordo com a Volks, alguns fornecedores da empresa, com fábricas instaladas no Rio Grande do Sul, estão impossibilitados de produzir neste momento, por conta da tragédia climática, o que afeta o fornecimento de peças para a unidade da região.
Por esse motivo, a Volkswagen protocolou férias coletivas de forma preventiva para a fábrica de Taubaté, que pode entrar em férias coletivas de 10 dias, iniciando em 20 de maio.
As unidades de Anchieta e São Carlos também devem entrar em férias coletivas, sendo 10 dias para a primeira e 11 dias para a segunda para parte do time de produção. A fábrica de São José dos Pinhais, neste momento, seguirá produzindo normalmente.
“A Volkswagen do Brasil se solidariza com o povo sul-rio-grandense e reforça sua convicção de que a reconstrução desse estado será realizada com a mesma grandeza dos gaúchos”, informou por meio de nota.
Impacto na fábrica de Taubaté
De acordo com o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), cerca de 1,8 mil trabalhadores da fábrica de Taubaté serão afetados com as férias coletivas. A medida será adotada de 20 a 29 de maio.
O anúncio foi feito aos funcionários em duas assembleias realizadas pelo Sindmetau na tarde desta segunda-feira (13).
A montadora chegou a protocolar um aviso de 20 dias de férias coletivas na semana passada, mas acabou reduzindo o período para 10 dias após novas análises do cenário produtivo. O sindicato informou que a Volks vai continuar acompanhando a situação no Rio Grande do Sul e alterações no período de férias coletivas não estão descartadas.
A aplicação de férias coletivas está prevista no acordo coletivo de trabalho firmado entre a montadora e o Sindicato. Atualmente a Volks Taubaté conta com cerca de 3 mil funcionários e produz o Polo Track. A unidade também terá um novo SUV compacto, que será lançado no mercado em 2025.