Começa nesta segunda-feira (31), as férias coletivas na fábrica da Volkswagen em Taubaté. Segundo o Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), a produção de carro ficará parada por 10 dias.
A montadora cancelou o layoff previsto para agosto no último dia 23 de julho, após a melhora no desempenho de vendas e negociação para troca da ferramenta de flexibilização com o sindicato. Desta forma, ao invés da suspensão dos contratos por até cinco meses de 800 trabalhadores, a Volks concedeu férias.
O acordo coletivo prevê estabilidade nos empregos até 2025. Atualmente, a fábrica conta com cerca de 3.100 funcionários e produz o modelo Polo Track.
Leia a nota da Volks na íntegra:
“Em razão do desempenho positivo do modelo Polo, a Volkswagen do Brasil decidiu ajustar as medidas de flexibilidade para a fábrica de Taubaté (SP), cancelando o layoff previsto para iniciar em 1º de agosto, com duração de 2 meses para um turno de produção, e aplicando férias coletivas de 10 dias para os dois turnos da unidade, iniciando em 31/7. As ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.”