Outro dia me peguei dando zoom numa foto minha antes de postar. Notei que tinha tirado várias fotos quase na mesma posição. Procurei rugas, manchas, flacidez no pescoço. Olhei para os fios brancos que estavam reluzentes, tentei um filtro discreto e desisti. Postei? Não postei.
Fiquei ali me perguntando: por que está tão difícil envelhecer?
Quando fiz 50 anos, algo em mim balançou. Meio século. O número pesou. E o mais curioso é que eu não me sentia como “uma pessoa mais velha”. Lembrei que, em algum momento da vida, achei que quem tinha 40 já era velho — e 50 então? E, de repente, eu estava ali.
Foi quando percebi a confusão entre o que eu sentia e o que o espelho me mostrava. Ele já não era apenas um reflexo: era um juiz, me julgando mais do que me revelando. Tentei entender qual era a minha dificuldade e concluí que estou imersa numa cultura que valoriza, em exagero a juventude. Pele esticada. Tônus muscular. Volumes sedutores.
Hoje, não basta envelhecer com saúde. É preciso envelhecer bonito, sarado, produtivo e em alta definição. Mas, envelhecer é inevitável e ver os anos estampados no corpo também. Mas por que rejeitamos tanto essa fase da vida?
Como se, ao perder a juventude da pele, perdêssemos também o valor. Será que tem que ser assim? Será que não podemos enxergar a idade como sabedoria, maturidade, experiência, profundidade, história?
O espelho mostra a pele, mas não mostra o tanto de vida vivida. Ele não revela as nossas lutas vencidas, os afetos construídos, o que ainda pulsa dentro da gente, mesmo que a aparência já tenha mudado.
Então, que tal começarmos juntos a mudar esse olhar?
Algumas ideias pra suavizar essa travessia com mais amor:
• Desintoxique o olhar. Seguir só gente “perfeita” machuca sem a gente perceber. Curadoria de rede social também é autocuidado.
• Relembre quem você já foi — e enxergue quem você ainda é. Tem forças que não envelhecem nunca.
• Converse com quem entende essa fase. Tem alívio em partilhar o peso.
• Valorize o que chegou com a idade. Liberdade, critério, coragem, leveza…
• E lembre-se: o espelho mostra a imagem, não a essência. E você é muito mais do que dá pra ver.



