Mobile World Congress 2023

Terminou na semana passada o Mobile World Congress 2023, considerado o maior evento de tecnologia móvel do mundo, com público estimado em 80 mil pessoas na cidade de “Fira Gran Via” em Barcelona, na Espanha, de 27 de fevereiro até 02 de março desse ano.

Separei aqui algumas novidades apresentadas no evento que podem ser tendências no futuro da tecnologia móvel. Para iniciar, os celulares dobráveis vieram para ficar, e você deve estar se perguntando: Mas Lilian, já existiu celular dobrável, qual é a novidade?

Sim, os Startacs são o legado dessa tecnologia dobrável, porém agora é possível mudar o tamanho de sua tela. A Motorola trouxe a novidade do celular enrolável, ou melhor, esticável. Na exibição do protótipo foi possível apertar um botão e o celular esticava a tela ou recolhia, conforme a necessidade do usuário. Os celulares que mudam o tamanho da tela, sendo eles dobráveis ou esticáveis, são tendências que vieram para ficar. Já no ano passado vimos modelos da Samsung e Motorola dobráveis, porém para os próximos anos parece que teremos mais modelos, até mesmo a TECNO e HONOR, fabricantes não muitos conhecidos no Brasil, irão lançar os seus modelos. A GSMA, associação global que representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo, afirmou que o 5G deve se tornar o meio de acesso à internet mais popular do mundo, até o final desta década.

A Nokia apresentou um modelo de celular auto reparável pelo usuário final, a ideia é que você possa reparar componentes como a tela, bateria ou porta de recarga. O usuário poderá realizar a manutenção em poucos minutos sem necessidade de um técnico. A empresa garante peças de reparo disponíveis no mercado por pelo menos 5 anos.

Mas, o que chamou muita atenção na feira, foram os robôs da Xiaomi. O CyberOne, um robô humanoide de 1,77 cm de altura, com 52 kg e podendo carregar até 1,5 quilos em cada uma das mãos, segundo a fabricante, com a capacidade de reconhecer 85 tipos de sons ambientais e identificar até 45 classificações de emoções humanas. E se o cachorro é o melhor amigo do homem, o robô humanoide também precisa de um companheiro, a Xiaomi apresentou o seu CyberDog, um robô na forma de um cachorro. Ele se assemelha muito ao da empresa “Boston Dynamics”, que chamou atenção alguns anos atrás Para quem já assistiu ao seriado da Netflix “Black Mirror”, deve ter ficado com um frio na espinha ao ouvir essa notícia.

Bom, esse foi apenas um pequeno resumo do que achei mais interessante no evento, muitas outras novidades que não comentei, abordarei durante o ano conforme tivermos atualizações, fiquem ligados. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS