Já escrevi aqui há algumas semanas que inteligências artificiais ganharam concurso de artes. Agora chegou a vez dos músicos também se preocuparem com os robôs.
O site “Mubert AI” permite que você crie músicas através de inteligência artificial para serem usadas como trilhas sonoras de vídeos, podcasts ou qualquer outro conteúdo online sem ter problemas com direitos autorais. Para começar a usar a ferramenta é muito fácil, você deve acessar o site da “Mubert” e criar um login.
Depois de logado no site, escolha uma categoria de música, um gênero e por fim a duração da música. Automaticamente o sistema criará a música para você usar no seu projeto sem a preocupação de estar ferindo direitos autorais.
Caso você não queira criar uma música do zero, o site conta com uma biblioteca colaborativa disponível para baixar músicas já prontas para serem usadas em seu projeto de forma gratuita. Para uso em projetos pessoais, você pode criar até 30 minutos de músicas por dia e fazer o download de até 25 faixas por mês, além de poder baixar o conteúdo no formato MP3.
Caso você queira usar a trilha em um vídeo do YouTube, por exemplo, ele precisa citar que a música foi gerada no “Mubert AI”.
Caso você precise criar mais músicas ou trabalhe no ramo, há uma ferramenta profissional. Essa possibilidade possui outros dois planos pagos para detalhes e mais informações.
Será que os músicos precisam ficar preocupados com um robô criando músicas? Nesse momento, acredito que não. Acho, inclusive, a ferramenta pode auxiliar os músicas. São mais de 4 mil amostras de músicos reais que ajudam na criação das músicas.
Os próprios criadores da ferramenta citam que “Artistas, músicos e produtores podem contar com Mubert para ajudá-los a monetizar sua arte. Os criadores de música podem usar Mubert para ganhar dinheiro real, enquanto se tornam menos dependentes financeiramente de editores ou shows ao vivo.”
Fica minha dica para você músico: vale a pena acessar o site da “Mubert” e se inteirar sobre essa nova forma de criação de músicas.