O senador alagoano Renan Calheiros disse que não vai participar da CPI da Braskem, depois que não foi escolhido para ser o relator. O presidente da CPI, senador Omar Aziz, acabou optando por colocar na relatoria o senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe.
Na minha coluna na Novabrasil FM, trago o contexto de toda essa história.
A CPI da Braskem foi criada após o próprio Calheiros colher assinaturas de seus pares para apurar a responsabilidade da petroquímica sobre a crise ambiental que afundou bairros em Maceió. O atual prefeito de Maceió, JHC, é aliado do deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, hoje adversário de Calheiros.
Para além de todas as costuras políticas que envolvem a CPI, o gesto de Renan Calheiros de não querer participar dos trabalhos porque não foi escolhido para ser o relator revela uma personalidade mimada.
A CPI foi instalada em dezembro de 2023, mas somente na próxima semana, agora com a cúpula definida, o relator deverá apresentar o plano de trabalho da comissão.
Assista à íntegra da coluna Conexão Brasília que foi ao ar em 22 de fevereiro no Nova Manhã, para os ouvintes da Novabrasil FM em todo o país (a coluna vai ao ar às 7h, de segunda a sexta).