Desigualdade de gênero no mercado financeiro impede pleno potencial econômico de mulheres

Divulgação

Atualmente quase um bilhão de mulheres não são atendidas ou são mal atendidas pelo setor financeiro no mundo. Os dados são da Human World Bank, organização sem fins lucrativos dedicada à segurança e prosperidade das mulheres.

Durante participação no Nova Manhã desta quarta-feira (31), o colunista e professor da FGV, Fábio Gallo, analisou: “é uma situação que não permite que as mulheres atinjam seu pleno potencial econômico”. Ainda de acordo com a organização, há uma oportunidade de mais de 700 milhões de dólares anuais para instituições financeiras e que não é explorada.

Gallo lembra que o raio X do investidor brasileiro de 2023, divulgado pela Anbima (Associação Brasileira de empresas de mercado aberto), indica que 33% das mulheres investem, contra 40% dos homens. “Apesar disso, tem ocorrido um crescimento da participação dessas mulheres no mercado de finanças”, ressalta o colunista.

Fábio Gallo observa ainda que, nas periferias brasileiras, a situação é ainda pior. Pesquisa da Serasa revela que apenas uma em cada dez moradoras da periferia dizem estar satisfeitas com sua situação financeira. Outro dado indica que 44% das moradoras da periferia afirmam se interessar pelo assunto, enquanto que, fora dessa periferia, esse índice sobe para 64%.

O colunista Fábio Gallo aponta também que as mulheres trabalham mais e ganham menos nesse setor. Segundo ele, “a boa notícia é que uma parceria entre o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil lançou o projeto Educa Mais Mulher”. O objetivo é incentivar as mulheres a investirem, buscando sua independência financeira e autonomia econômica. Pela proposta, mulheres com 16 a 75 anos poderão investir no título de renda fixa chamado Tesouro Educa Mais. Os detalhes estão no portal do Tesouro Direto.

Para o professor, a inclusão financeira é um dos motores do crescimento econômico e passou da hora de aprendermos essa lição.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS