Ultra atleta brasileiro se prepara para maior prova da história; vai nadar, correr e pedalar mesma distância entre SP-Miami

O ultra atleta brasileiro Daniel de Oliveira vai participar da maior prova de ultra resistência do mundo, a Ultra Triathlon 2024. Serão 114 quilômetros de natação, 5.400 km de bicicleta e 1.260 quilômetros de corrida. Tudo de forma contínua, totalizando um mês de disputa. Isso equivale a 30 provas de Ironman conjuntas. A competição será realizada na Itália no mês de setembro.

Daniel falou sobre os desafios de um ultra atleta, em conversa com o jornalismo da Novabrasil. Segundo ele, são atletas que fazem modalidades fora do convencional são considerados ultra atletas, como correr mais do que uma maratona.

Daniel é ultra triatleta pois pratica a natação, ciclismo e a corrida. As distâncias precisam ser maiores que 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42km de corrida. A prova que o levou a ser o homem mais resistente das Américas foi executada com 76km de natação, 3.600 km pedalando e correndo 844 km. Esse é o recorde panamericano e terceiro melhor tempo do mundo.

Daniel de Oliveira. (Arquivo Pessoal)

O ultra atleta contou que sua determinação e dedicação às provas começaram aos 14 anos. Daniel não era convidado para as atividades mais corriqueiras, como jogar futebol. “Eu era pamonha, ruim em tudo. Quando cheguei na adolescência comecei na musculação e nunca mais parei”, diz ele. A frase “aquilo que um homem faz, o outro pode fazer” é um dos lemas destacados por Daniel, autor do livro “Destruindo o Impossível”.

A neurocientista Carla Tieppo, colunista da Novabrasil, atua em parceria com Daniel de Oliveira, para dar suporte mental e também analisar quais os recursos usados e como potencializá-los. Nesse sentido, o ultra atleta destaca que a parte mental é a mais importante. “Ser forte é o mínimo, mas entender o stress, a ansiedade, gerenciar as emoções, são pontos que fazem toda diferença”, segundo ele.

Carla Tieppo ressalta que o ultra atleta “tem comprovado que o recurso nas provas não é o controle das emoções, mas o uso delas a seu favor”. Muitas vezes, descartando a racionalidade e gerenciando as emoções.

Daniel Oliveira, além dos treinos práticos, também utiliza a meditação para desenvolver a carreira. Ele alerta que “quando mudamos uma mentalidade, conseguimos construir uma realidade diferente. Seguir o mesmo padrão de mentalidade causa uma involução”.

Confira abaixo:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS