SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – As eliminações na Copa do Brasil e Libertadores mostraram que Abel Ferreira terá que reequilibrar a equipe para tentar buscar o tricampeonato brasileiro. Apesar do Palmeiras bater recorde de investimentos em contratações na Era Crefisa, o time tem problemas em dois setores: ataque e defesa.
O Palmeiras trouxe oito jogadores nesta temporada e reforçou especialmente o setor ofensivo. O clube desembolsou R$ 179 milhões para ter Aníbal Moreno (volante), Bruno Rodrigues (atacante), Caio Paulista (lateral-esquerdo), Lázaro (atacante), Rômulo (meio-campista), Felipe Anderson (meia-atacante), Maurício (meio-campista) e Agustín Giay (lateral-direito).
Mesmo assim, o Alviverde teve muita dificuldade para colocar a bola na rede nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores. No jogo de volta contra o Botafogo, por exemplo, o Alviverde finalizou 24 vezes, mas apenas sete foram na direção do gol, e duas delas entraram.
FINALIZAÇÕES NOS MATA-MATAS
– Copa do Brasil: duas finalizações (zero certas) na derrota por 2 a 0 para o Flamengo, e 19 (oito certas) na vitória por 1 a 0
– Libertadores: cinco finalizações (três certas) na derrota por 2 a 1 para o Botafogo, 24 (sete certas) no empate por 2 a 2
Além disso, Flamengo e Botafogo encontraram facilidade para chegar à meta alviverde, especialmente nos jogos de ida. Abel escalou o Palmeiras tanto com dois quanto três zagueiros, utilizando Gustavo Gómez, Murilo e Vitor Reis. O elenco ainda conta com Naves.
FINALIZAÇÕES DOS ADVERSÁRIOS
– Flamengo: 17 na ida (cinco certas) e cinco (duas certas) na volta
– Botafogo: nove na ida (três certas) e oito (três certas) na volta
A zaga, inclusive, foi o único setor a não receber reforços, e ainda perdeu Luan, vendido para o futebol mexicano. O defensor se despediu em junho deste ano, e o clube optou por dar espaço para a base. Na época, o Palmeiras avaliou a contratação de Nicolás Valentini, do Boca Jrs, mas não avançou.
Dessa forma, Abel precisará ajustar a equipe para tentar buscar o tricampeonato brasileiro. O calendário mais espaçado deve ajudar o português a testar variações e também recuperar atletas com problemas físicos ou que estão voltando de lesão – casos de Mayke e Dudu.
O Palmeiras volta a campo neste sábado (25), contra o Cuiabá, pelo Brasileirão. O Alviverde é o terceiro colocado, com 41 pontos, cinco a menos em relação ao líder Botafogo.
Redação / Folhapress