RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Abin consolida acordo de cooperação com Argentina de Milei e mais 9 países

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Onze países da América Latina assinaram nesta terça-feira (2), em Brasília, o Estatuto da Aliança Sul-Americana de Inteligência Estratégica, protocolo que prevê cooperação entre os órgãos de inteligência dessas nações.

A reunião plenária foi realizada na sede da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e contou com a presença, entre outros, do diretor-geral do órgão brasileiro, Luiz Fernando Corrêa, e do chefe da Agência Federal de Inteligência da Argentina, Sergio Darío Neiffert.

Apenas a Venezuela do ditador Nicolás Maduro ficou de fora das tratativas, iniciadas formalmente em 2023 com a assinatura do marco de constituição do grupo, também no Brasil.

A assinatura do estatuto da aliança ocorre em um momento de embate público entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Argentina, Javier Milei.

Lula não vai a Itajaí (SC) nesta semana para evento que aconteceria praticamente ao mesmo tempo e a poucos quilômetros da conferência conservadora em Santa Catarina que vai reunir Jair Bolsonaro (PL) e Milei.

Em entrevista na semana passada ao UOL, Lula condicionou uma conversa com o colega argentino a um pedido de desculpas. Durante a campanha no país vizinho, Milei havia chamado o petista de comunista e corrupto.

O presidente da Argentina rejeitou o pedido de desculpas, chamou Lula de “esquerdinha” de “ego inflado” e, em novas manifestações, reafirmou entender que o petista é corrupto, além de chamá-lo de um “perfeito idiota”.

Lula era um aliado próximo do antecessor e adversário de Milei, Alberto Fernández.

A presidência da aliança dos órgãos de inteligência será ocupada pelo Brasil em 2024.

De acordo com a Abin, a cooperação entre os órgãos de inteligência dos 11 países tem como objetivos avaliar de forma conjunta riscos e ameaças, além de oportunidades na região.

Entre os princípios estabelecidos no estatuto assinado estão a defesa da ordem democrática do Estado de Direito, dos direitos humanos e a cooperação e convivência pacífica entre as nações.

A Bolívia foi uma das signatárias do documento.

Na última quarta-feira (26), os bolivianos foram surpreendidos com uma tentativa de golpe televisionada. Naquele dia, militares rebeldes sitiaram a praça Murillo, na capital, durante várias horas, nas quais avançaram contra a porta do palácio presidencial com um blindado do Exército e entraram no prédio.

O general Juan José Zúñiga, apontado como líder da tentativa de golpe contra o presidente Luis Arce, disse, sem apresentar evidências, que o presidente teria arquitetado um autogolpe para aumentar sua popularidade.

A versão, reverberada por Evo Morales, padrinho político e atual rival do presidente, foi negada por Arce.

Ainda de acordo com a Abin, a reunião desta terça-feira em Brasília também serviu de pontapé inicial à agenda técnica da Aliança, com a discussão sobre o papel da Inteligência nas discussões das mudanças climáticas.

Em novembro de 2025 o Brasil sediará em Belém a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também chamada de COP30.

RANIER BRAGON / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS