SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Acadêmicos do Tucuruvi, quinta escola a desfilar na madrugada deste domingo (2), festejou a cultura indígena brasileira no Anhembi com carros alegóricos e fantasias de cores vibrantes e temas inspirados na natureza.
O enredo “Assojaba – a busca pelo manto” teve como proposta contar a história do manto tupinambá, vestimenta sagrada para alguns povos indígenas do país. A peça foi devolvida ao Brasil no ano passado após passar mais de 380 anos na Dinamarca.
Na canção, a escola celebra a repatriação do manto: “Não foi feito pra você, não foi feito pra vender / A vontade do manto vai prevalecer”.
Os carros alegóricos foram coloridos, dinâmicos e carregaram mensagens fortes em um deles, a figura gigante de um indígena segurava a cabeça de Dom Pedro 1º. Outro carro entrou com Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido no Festival de Parintins e ex-BBB, além de um grupo de indígenas tupinambás.
Carla Prata, rainha de bateria, veio com maquiagem e uma prótese que a transformou em uma felina. Em entrevista à TV antes de começar o desfile, Carla disse que a prótese foi moldada em seu próprio rosto.
O desfile teve duração de 1h e 3 minutos.
Redação / Folhapress
