SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Lembrado pelo slogan “Ace todo branco fosse assim”, o detergente em pó Ace está voltando às prateleiras dos supermercados, agora pelas mãos da indústria brasileira Gtex, que produz Urca, Baby Soft e UFE.
A marca Ace é da P&G e volta ao mercado brasileiro graças à licença concedida à Globalbev. A Procter & Gamble encerrou a fabricação de produtos em pó no Brasil em 2016, reforçando sua aposta em produtos líquidos (como o Ariel, que compete com o Omo, da Unilever).
Para a Gtex, reviver o Ace é uma estratégia para ampliar participação entre os lava-roupas, segmento em que os produtos em pó respondem por 80% do total. “Como categoria, os lava-roupas representam metade de tudo o que se vende de produto de limpeza no nosso país”, diz Talita Santos, CEO da Gtex.
A companhia brasileira fabrica o popular Urca e é referência em sabão de coco, com os rótulos Ufe e Ruth Care. A Gtex tem hoje oito plantas fabris e cinco centros de distribuição, o mais recentes deles inaugurado em 2023 em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Segundo Talita Santos, o novo terminal de armazenamento e logística, que custou R$ 60 milhões, é passo preparatório para a expansão dos negócios, incluindo uma nova fábrica até o ano que vem, também em Guarulhos, o que permitirá triplicar a produção de 1,8 milhão para 3,6 milhões de caixas mensais.
O novo Ace será fabricado nas plantas da companhia em Itupeva (SP) e Feira de Santana (BA).
O lava-roupas vendido em embalagens alaranjadas chegou a ter 7% do mercado brasileiro de sabão em pó, segundo sua nova fabricante. Maurício Pasqualetti, diretor da marca Ace na Globalbev, diz que a meta inicial é colocar o sabão em 70 mil pontos de venda em todo o país para chegar a 5% do mercado de produtos para limpeza de roupas.
A Globalbev é uma espécie de casa de marcas. As barras Trio e as frutas em pacotes Pic-me são próprias, e eles importam os produtos de Optimum Nutrition, Kellogg’s e Tabasco.
RAIO-X
Gtex
Fundação 1973, no bairro Barra Funda, em São Paulo
Unidades Oito plantas fabris e cinco centros de distribuição
Funcionários 2.000
Produção 12 marcas: Ace, Baby Soft, Urca, UFE Coco, Amazon H2O, Hiper Clean, Ruth Care, Espumil, Classic, Dipol, Cristal e Rio
Faturamento R$ 1,5 bi em 2023; projeção de R$ 2 bi em 2024
Principais concorrentes Ype, P&G e Unilever
Globalbev
Fundação 2000, em Belo Horizonte
Funcionários 70
Marcas Próprias Trio e Pic-me
Marcas Parceiras Optimum Nutrition, Tabasco e Kelloggs
Faturamento R$ 300 milhões em 2023
Principais concorrentes Nutrimental, Dux, Integralmedica
FERNANDA BRIGATTI / Folhapress