RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Agência ambiental dos EUA afasta 144 funcionários por carta contra Trump

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Agência de Proteção Ambiental dos EUA afastou nesta quinta-feira (3) 144 funcionários que assinaram uma carta acusando o governo Trump de politizar o órgão.

Funcionários que assinaram a carta foram colocados em licença administrativa pelas próximas duas semanas. Conforme e-mail enviado pela agência aos trabalhadores, eles continuarão recebendo seus salários durante esse período. Uma investigação interna foi aberta para apurar o caso.

Agência alega que o governo foi eleito pelo povo e suas decisões devem ser respeitadas. “A Agência de Proteção Ambiental tem uma política de tolerância zero para com os burocratas de carreira que ilegalmente minam, sabotam e enfraquecem a agenda do governo eleito pelo povo deste país em novembro passado”, escreveu a secretária de imprensa do órgão, Brigit Hirsch, em e-mail ao New York Times.

*

ADVOGADOS E SINDICATOS APONTAM DESRESPEITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Defensores dos trabalhadores acusaram o presidente dos EUA, Donald Trump, de desrespeitar a Primeira Emenda. Conforme advogados, funcionários e ex-funcionários da agência ouvidos pelo jornal, o republicando estaria ignorando o direito à liberdade de expressão dos trabalhadores signatários do documento ao afastá-los de seus cargos.

Para sindicato, medidas da agência foram “claramente um ato de retaliação”. Declaração é de um representante da Federação Americana de Funcionários Públicos, que representa mais de 8.000 trabalhadores da agência estatal.

CARTA ACUSA GESTÃO DE IGNORAR A CIÊNCIA

Conforme o documento, as atuais políticas da agência favorecem os “poluidores”. “O consenso científico está sendo ignorado em benefício dos poluidores”, afirma o texto. Também segundo a carta, recentes ações do órgão “colocam em risco a saúde pública e corroem o progresso científico, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo”.

Texto aponta uso político da agência. “Sob este governo, as plataformas de comunicação da agência foram usadas para promover a desinformação e a retórica abertamente partidária”, afirmam os mais de 200 funcionários, ex-funcionários e apoiadores signatários.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS