Aglomerado de nuvens cumulonimbus provocou tempestade em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O temporal que provocou a morte de uma pessoa e deixou ao menos outras duas em estado grave na região metropolitana de São Paulo na noite desta sexta-feira (11) foi provocado pela passagem de uma aglomerado de nuvens do tipo cumulonimbus, segundo explicou a Climatempo.

De acordo com a agência, essas nuvens se formaram em muitos locais do estado de São Paulo —em Bauru, a cerca de 330 km da cidade de São Paulo, três pessoas morreram— e foram as responsáveis pela chuva intensa, as fortes rajadas de vento e os raios.

“Esse tipo de nuvem é bastante comum no Brasil e se forma quando há grande disponibilidade de umidade e uma atmosfera aquecida”, afirma a agência. “Esta situação foi observada nesta sexta-feira em todo o estado de São Paulo.”

Também de acordo com a Climatempo, a formação dessas nuvens foi estimulada pela passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo, pela presença de uma baixa pressão atmosférica que está entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.

“As nuvens muito carregadas que passaram sobre a região da grande São Paulo na noite desta sexta-feira vieram da região de Sorocaba, como mostra a imagem do radar meteorológico do IPmet/Unesp”,diz.

Dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, mostram que nas regiões da Vila Maria e da Vila Medeiros, na zona sul, o acumulado de chuva chegou a 20,8 mm até às 20h50.

A partir de informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a Climatempo, afirmou que rajadas de vento atingiram 108 km/h na região de Interlagos, na zona sul, mais atingida pela ventania.

É na zona sul que fica o Shopping SP Market. Parte da fachada do centro comercial voou por causa do vento e o parte do forro caiu. Não há relatos de feridos.

Trechos inteiros da rede elétrica foram derrubados por causa da chuva e de rajadas de até 87 km/h, diz a concessionária Enel. Há relatos de apagões na capital paulista desde o início da noite.

As regiões oeste e sul da cidade foram as mais afetadas, segundo a concessionária, além dos municípios Carapicuíba, Taboão da Serra, Cotia, Osasco e Barueri.

Mais cedo, a Climatempo havia informado que haveria temporal neste sábado (12) na região metropolitana. Com a chuva forte da noite desta sexta, a agência reviu a previsão.

A Grande São Paulo pode ter chuva na madrugada e manhã deste sábado, mas no decorrer da tarde o risco diminui e o sol aparece entre muitas nuvens, afirma. O ar fica abafado e a temperatura pode chegar aos 28°C.

Para o domingo (13), a Climatempo prevê um dia com períodos de sol entre muitas nuvens e a temperatura amena. “A presença de ventos frios, de origem polar, e a nebulosidade vão dificultar a elevação da temperatura”, diz.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS