SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Ainda Estou Aqui”, longa brasileiro de Walter Salles, perdeu o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira, na noite deste domingo (5). Ele foi preterido por “Emilia Pérez”, representante da França na premiação.
Também estavam na disputa “A Semente do Fruto Sagrado”, da Alemanha, “Vermiglio”, da Itália, “Tudo que Imaginamos como Luz”, da Índia, e “A Garota da Agulha”, da Dinamarca.
O Brasil levou o Globo de Ouro da categoria apenas uma vez, com outro filme de Salles, “Central do Brasil”, na cerimônia de 1999. Além do diretor, outro ponto em comum entre os longas é Fernanda Montenegro, presente nos dois elencos e indicada a melhor atriz de drama à época, como sua filha, Fernanda Torres, nesta edição.
Com a derrota, o caminho para o drama até o Oscar de melhor filme internacional fica mais difícil. “Ainda Estou Aqui” figura na pré-lista de indicados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que anuncia os cinco finalistas no próximo dia 17.
“Ainda Estou Aqui” narra a história de Eunice Paiva a partir do livro de seu filho, Marcelo Rubens Paiva, em que o autor relata o desaparecimento do pai durante a ditadura militar.
O filme se tornou um raro sucesso de público no Brasil, com mais de três milhões de espectadores até agora. A tendência é que, impulsionado pelas premiações estrangeiras, ele continue vendendo ingressos nos cinemas do país.
Redação / Folhapress