RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Al Gore dará treinamento gratuito para lideranças climáticas no Rio de Janeiro; veja como se inscrever

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, conhecido como uma personalidade importante do ambientalismo mundial e vencedor do Nobel da Paz em 2007, estará no Rio de Janeiro para um treinamento gratuito para lideranças climáticas de 15 a 17 de agosto.

O evento é promovido pela The Climate Reality Project, organização sem fins lucrativos fundada por Gore em 2005, e pretende engajar o público para a COP30, conferência do clima da Nações Unidas que acontecerá em novembro em Belém.

Será a terceira etapa de uma série global de eventos voltados à mobilização política para a cúpula na amazônia, após Paris e Nairóbi receberem as primeiras edições neste ano. O local exato do evento na capital fluminense ainda não foi divulgado.

As inscrições estão abertas até o próximo domingo (6) e podem ser feitas aqui. O treinamento será conduzido em português e inglês, com tradução simultânea em algumas sessões.

A organização não estabelece exigências para as candidaturas, mas estimula a inscrição de jovens, estudantes, líderes empresariais, representantes de governos, servidores públicos e membros de comunidades impactadas que desejem atuar em prol do clima.

“O Brasil está no centro da luta global contra a crise climática. As ameaças não são abstratas aqui: ondas de calor devastadoras, secas, incêndios e enchentes catastróficas colocam vidas e meios de subsistência em risco crescente”, disse Al Gore, em comunicado.

Segundo ele, o treinamento busca inspirar e empoderar lideranças do país para comandar ações de enfrentamento.

“O Brasil também pode, mais uma vez, estar na vanguarda das soluções. Afinal, foi o país que sediou a Eco-92, no Rio, que lançou o movimento global para enfrentar a crise climática”, afirma, em referência à conferência de 1992, marco histórico da criação das convenções de clima, biodiversidade e desertificação da ONU.

Além do ex-vice-presidente americano, a programação contará com especialistas da área de clima, como os brasileiros Tasso Azevedo, fundador e coordenador geral do MapBiomas, plataforma de dados sobre uso e cobertura da terra; Guilherme Syrkis, diretor-executivo da organização Centro Brasil no Clima, e Kimberly dos Santos Silva, diretora regional para a amazônia no Palmares Lab, think tank voltado à justiça climática.

GABRIEL GAMA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.