RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Alerta da Defesa Civil por celular pode ser prejudicado por fatores técnicos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No dia 24 de janeiro, a cidade de São Paulo recebeu pela primeira vez um alerta severo de tempestade enviado pela Defesa Civil. O novo sistema de aviso generalizado, por meio da tecnologia cell broadcast, pegou a população de surpresa quando o aparelho celular começou a vibrar e a emitir um sinal sonoro, com a mensagem bloqueando a tela.

Até o último domingo (2), o alerta foi enviado mais duas vezes para regiões diferentes da cidade. Mas nem todos tiveram a experiência de receber o aviso. Algumas pessoas receberam e outras, não, mesmo estando no mesmo local e tendo sistemas de celular 4G. E, em outros casos, moradores da zona sul receberam o alerta, apesar de ele ter sido enviado apenas para as zonas oeste e norte, por exemplo.

O que poderia, então, estar acontecendo? A tecnologia não é confiável? Ou é um problema da operadora?

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que criou a tecnologia cell broadcast, alguns fatores técnicos podem influenciar a dinâmica de recebimento, sem necessariamente constituir falha no sistema.

Vamos a eles:

*

1. COMPATIBILIDADE DO APARELHO

Para o correto recebimento dos alertas via cell broadcast, o dispositivo precisa atender aos seguintes requisitos técnicos:

– Ser compatível com 4G ou 5G, conforme o padrão 3GPP (categoria CAT 4 ou superior).

– Possuir Android R (Android 11) ou posterior na versão completa do Android, ou Android 13 ou posterior na versão Android Go.

– No caso de iPhones, ser um modelo suportado pelo iOS 17.

– Dispositivos de marcas que utilizam sistemas operacionais proprietários (como Poco – Pocophone ou Huawei) podem não ser compatíveis.

2. CONECTIVIDADE NO MOMENTO DO ALERTA

Além da compatibilidade do aparelho, o dispositivo precisa estar conectado à rede móvel 4G ou 5G no momento do envio da mensagem. Nesse sentido, algumas situações pontuais que podem impedir o recebimento incluem:

– Conexão momentânea a redes 2G ou 3G: Se o celular estiver temporariamente registrado em uma dessas redes no momento do envio (processo que dura cerca de um segundo), o alerta não será recebido.

– Aparelho conectado apenas ao Wi-Fi: O sistema de cell broadcast não opera em conexões Wi-Fi.

– Falha de cobertura momentânea: Em algumas circunstâncias, o aparelho pode estar registrado em uma célula de rádio diferente daquela definida no alerta, influenciando a recepção.

3. MENSAGENS QUE ULTRAPASSEM A ÁREA DELIMITADA

O envio dos alertas é baseado na cobertura das ERBs (Estações Rádio Base) das operadoras, que podem ter um alcance que ultrapassa o polígono delimitado pela Defesa Civil. Isso significa que algumas pessoas podem receber a mensagem mesmo estando em regiões vizinhas à área definida para o alerta. Esse efeito pode ocorrer devido a:

– Variação no alcance das antenas: Dependendo da potência e da inclinação da ERB, a cobertura pode extrapolar os limites planejados.

– Distribuição desigual da infraestrutura de telecomunicações: Em algumas localidades, o sinal de uma ERB pode abranger uma área mais ampla, cobrindo parcialmente regiões que não estavam originalmente na área de risco.

– Handover entre células: Um celular em deslocamento pode permanecer conectado ainda por um tempo a uma ERB localizada na área anterior de seu percurso. Isso explicaria o recebimento em uma região para onde o alerta não foi enviado.

4. CONFIGURAÇÃO DE ALERTAS NO CELULAR

Outro fator que pode impedir o recebimento do Defesa Civil Alerta é a configuração do próprio celular. Os dispositivos oferecem a opção de ativar ou desativar notificações de alertas de emergência, incluindo alertas severos. Se essa configuração estiver desativada, o usuário não receberá as mensagens enviadas pelo sistema.

Para verificar e ativar os alertas de emergência, os passos podem variar conforme o modelo do aparelho:

– Android:

1 – Acesse Configurações > Segurança e emergência > Alertas de emergência sem fio.

2 – Certifique-se de que as opções Alertas de emergência, Alertas de ameaça extrema e Alertas severos estão ativadas.

– iPhone:

1 – Vá em Ajustes > Notificações.

2 – Role até o final e ative a opção Alertas de emergência.

Observação: Caso o usuário tenha desativado essa funcionalidade anteriormente, será necessário reativá-la para receber os avisos enviados pela Defesa Civil.

5. O DEFESA CIVIL ALERTA COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR

Por fim, reforçamos que o Defesa Civil Alerta é uma das ferramentas de notificação de desastres disponíveis à população, não substituindo os canais já existentes, mas agregando mais uma opção de aviso.

Outras formas de alerta incluem:

– SMS (mensagens enviadas pelas operadoras para celulares cadastrados – envio do CEP para o número 40199 por SMS)

– TV por assinatura (exibição de mensagens na tela da TV)

– WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS