RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Alpine tenta arrumar a casa, mas começa o ano com estreante já pressionado

LONDRES, REINO UNIDO (UOL/FOLHAPRESS) – A Alpine promete render algumas manchetes nesta temporada, mas não exatamente pelo desempenho. Jack Doohan já começa sua carreira na Fórmula 1 muito pressionado, com Flavio Briatore, chamado para colocar ordem na casa na equipe, apostando forte em Franco Colapinto, um piloto rápido e muito mais vendável que o australiano. E que foi contratado como reserva da equipe francesa.

Na primeira coletiva de imprensa do ano, ele foi bombardeado por perguntas sobre Colapinto, e reagiu até de forma ríspida: “Isso é uma pergunta de verdade?”, replicou quando questionado sobre a pressão de ter um jovem de 21 anos como reserva. “Eu também fui um reserva de 21 anos.”

Com ou sem Doohan, cuja contratação foi mais um reflexo do trauma da Alpine ter deixado Piastri escapar ao demorar para ativar a cláusula que o tornaria titular da equipe, a Alpine vem ainda convivendo com boatos insistentes de que trata-se de uma equipe à venda. E Briatore só teria sido chamado para dar uma reformada na casa para conseguir um preço mais alto.

Por enquanto, vem funcionando. O time parecia à deriva após a saída de basicamente toda a chefia em um período de menos de 18 meses. A situação se assentou, e a decisão importante de não continuar com o próprio motor (o que vira realidade em 2026) foi tomada.

Pierre Gasly (francês, 29 anos)

Melhor resultado na F1: 1º (uma vez)

Jack Doohan (australiano, 22 anos)

Melhor resultado na F1: 15º (só disputou uma corrida)

Nome do carro: A525

Motor: Renault

Posição em 2024: 6º lugar

O QUE SABEMOS ATÉ AGORA DO CARRO NOVO

A Alpine divulgou apenas fotos da pintura de seu carro até o momento, pois o A535 só vai para a pista em um shakedown no dia 24 de fevereiro, já no palco dos testes de pré-temporada, no Bahrein. Essa tática também será usada por Aston Martin, Mercedes e Red Bull.

A Alpine passará por um ano de transição, em sua última temporada como, efetivamente, a equipe de fábrica da Renault. Então eles terão de equilibrar o quanto de seus recursos será focado em 2025 e o quanto fica para a adaptação ao motor Mercedes que eles passarão a usar ano que vem.

Oakes disse que vai se divertir nesse processo de decisão de ir aumentando o percentual de trabalho no carro novo.

PELO QUE VÃO BRIGAR EM 2025

Não dá para imaginar que a Alpine vá brigar muito além do sexto lugar do ano passado. Na verdade, o time se recuperou nos últimos meses do ano de um vexame, pois era o nono colocado quando o chefe Oliver Oakes assumiu. E claro que muito disso tem a ver com a pontuação altíssima que eles conseguiram por não pararem antes da bandeira vermelha no GP de São Paulo, quando seus dois pilotos subiram ao pódio.

Então nem dá para dizer que a Alpine foi a sexta força do campeonato passado. E a necessidade de acomodar o motor Mercedes ano que vem, juntamente do risco que sempre existe ao promover um piloto estreante, são outros motivos para acreditar que um repeteco da posição de 2024, com o objetivo de pontuar consistentemente e aproveitar uma ou outra corrida maluca, seja o mais plausível para o time.

JULIANNE CERASOLI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS