RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), foi reeleito no segundo turno neste domingo (27) para governar o principal município do Vale do Paraíba de 2025 a 2028. Ele derrotou o ex-prefeito e ex-aliado Eduardo Cury (PL), que tentava voltar ao comando da cidade.
Com 92,78% das urnas apuradas, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prefeito alcançou 58,37% dos votos válidos, enquanto Cury recebeu 41,63%. Com isso, ele foi matematicamente eleito. Mais cedo o Datafolha já tinha projetado a vitória de Anderson.
A vitória é mais uma obtida pelo PSD de Gilberto Kassab em São Paulo, que já tinha conquistado no primeiro turno 195 das 645 prefeituras do estado, e é muito significativa por ser um importante polo em que a legenda estava na disputa neste domingo. O outro foi Ribeirão Preto, com o deputado federal Ricardo Silva.
A eleição em São José dos Campos era emblemática por opor diretamente candidatos apoiados por Kassab e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo, Kassab e seu partido se tornaram alvo preferencial de ofensivas do PL, já que ambos queriam se consolidar como a legenda com maior número de prefeituras nas eleições 2024.
O PSD de Gilberto Kassab levou 878 prefeituras no primeiro turno das eleições, tornando-se a sigla com mais cargos no Executivo municipal do país. Em seguida, vêm MDB e PP, com 847 e 743 prefeituras, respectivamente. O PL de Bolsonaro aparece em quinto lugar, considerando somente o primeiro turno, enquanto o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi o nono, com 248.
Atual ocupante do cargo, Anderson assumiu a prefeitura após o então prefeito, Felício Ramuth, do mesmo partido, renunciar e se transformar em vice-governador de Tarcísio. Ramuth participou ativamente da campanha de seu ex-vice na maior cidade do Vale do Paraíba.
A história de Anderson está muito ligada à do adversário batido por ele nas urnas neste domingo, já que antes de ser eleito vice-prefeito de Ramuth há quatro anos, ele foi chefe de gabinete do próprio Cury na Câmara dos Deputados e secretário (Administração e Transportes) quando o ex-tucano governou a cidade.
Cury foi prefeito de São José de 2005 a 2012 e migrou para o PL depois de permanecer filiado mais de 30 anos ao PSDB, legenda pela qual foi deputado federal por dois mandatos (2015-2023).
Também disputaram a eleição no primeiro turno em São José dos Campos o médico e deputado estadual Dr. Elton (União Brasil), 50, que obteve 19,89% dos votos válidos, o engenheiro Wagner Balieiro (PT), 46, que recebeu 11,67% dos votos, o professor Wilson Cabral (PDT), 55, que teve 2,38% da votação, e o advogado Toninho Ferreira (PSTU), 66, com 0,45%.
MARCELO TOLEDO / Folhapress