RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Anvisa proíbe venda de extratos de cogumelo da empresa Mush Mush Club

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou na terça-feira (1º) uma medida que proíbe fabricação, comercialização e propaganda e uso de extratos de cogumelo da linha Mushdrops, da empresa Mush Mush Club.

São eles: Juba de Leão, Reishi, Cordyceps, Chaga e Turkey Tail, todos da linha Mushdrop.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, também estabeleceu a apreensão dos produtos. Segundo a Anvisa, os extratos de cogumelo vinham sendo comercializados como medicamentos, mas não possuem regularização sanitária. “Assim, não é possível garantir a segurança de uso desses produtos, nem saber a sua procedência e o controle de riscos durante a sua produção”, diz a agência.

A Anvisa afirma ainda que a empresa não tem Autorização de Funcionamento (AFE) para a fabricação de medicamentos.

Os produtos são vendidos como “superalimentos que podem ajudar no bem-estar físico e mental”. Cada um deles tem efeitos específicos, segundo a empresa. Controle da ansiedade, melhora do sistema imunológico, aumento de energia, melhora da função respiratória e do sono são alguns deles.

“Esses cogumelos não causam alterações na percepção, mas ajudam o corpo a funcionar melhor”, diz a empresa em um post no Instagram no qual responde que os produtos não dão “onda”.

A reportagem entrou em contato com a Mush Mush Club pelo canal do WhatsApp, na manhã desta quarta-feira (2), e foi informada de que o jurídico da empresa enviaria uma resposta, mas não houve manifestação até a publicação deste texto. O site da Mush Mush Club está fora do ar nesta quarta, mas o perfil da empresa segue ativo no Instagram.

A Anvisa disse ainda que as ações de fiscalização são aplicáveis também a “quaisquer pessoas físicas ou jurídicas e veículos de comunicação que comercializem ou divulguem os referidos produtos”.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.